Atividade 1 - Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologia ao currículo
Currículo é um documento que contém uma relação de conteúdos a serem ensinados nas escolas em todas as séries e disciplinas.
A escola precisa rever e construir um currículo cooperativo, contextualizado, interdisciplinar e integrado às tecnologias computacionais que estimulam o aprender a aprender com as tecnologias e possa cumprir sua função otimizadora no currículo escolar e na gestão escolar.
É necessário que o professor conheça as especificidades das diferentes TICs, suas potencialidades e limitações, para que a prática pedagógica não se limite apenas a um certo tipo de tecnologia, seja ela qual for. Conforme as características que se pretende abordar em uma atividade pedagógica, diferentes tecnologias podem ser usadas de forma integrada. Para isto, não basta apenas o professor saber operacionalizar a tecnologia, ele precisa compreender as implicações pedagógicas envolvidas no seu uso para poder criar situações de aprendizagem que favoreçam o processo de construção de conhecimento do aluno e saibam aplicar esse conhecimento para resolver problemas cotidianos ou participar da busca de alternativas para solucioná-los.
Para tanto, é preciso dar aos alunos condições de desenvolver competências e habilidades que lhes permitam compreender o seu contexto de vida, utilizando a tecnologia para interagir com o mundo e atuar na construção de uma sociedade mais justa e de uma cidadania responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário